Dicas básicas de saúde e cuidados para manter seu gato saudável.




Com que frequência você leva seu gato ao veterinário? Como parte do Mês Nacional da Saúde do Gato, gostaríamos de lembrá-lo de que, mesmo que seu gato não pareça  doente, os cuidados preventivos são importantes.


Entre as visitas ao veterinário do seu gato, aqui estão 10 formas de manter o seu gato saudável.


1. Escove o seu gato regularmente.

Higiene do Gato



Quer o seu gato tenha pelo curto ou comprido, irá beneficiar muito com uma escovagem ou penteação regulares. Isso ajuda a remover os pelos mortos da pelagem para que eles não os ingiram ao escovar. Também lhe dá a capacidade de notar quaisquer alterações em seu corpo. Seu veterinário pode verificar anormalidades, como caroços, inchaços ou feridas.

2. Fornecimento diário de água fresca.


FONTE DE GATO.





A água limpa e fresca é essencial para a boa saúde do seu gato. Se o seu gato parece não beber de uma tigela, considere fornecer um copo alto (alguns gatos não gostam de se curvar para beber) ou uma fonte para gatos. Certifique-se de reabastecer a água com um suprimento fresco diariamente.


3. Certifique-se de ter caixas de areia suficientes.

quantas caixas de areia



A regra geral para caixas de areia é um gato e mais um. Então, se você tem 2 gatos, você deve ter 3 caixas de areia. Para incentivar bons hábitos de lixeira, mantenha-a limpa. Isso pode significar colher mais de uma vez por dia. A limpeza regular também o ajudará a notar quaisquer alterações na urina ou nas fezes do seu gato, o que pode indicar um problema de saúde.


 Observe se o  gato começa a urinar fora da caixa de areia.

problemas com a caixa de areia


Os gatos às vezes urinam fora da caixa de areia se  estiver suja. Mas antes de culpar o acidente pela condição da caixa de areia ou pelo comportamento travesso do  gato, agende uma visita ao veterinário. Uma mudança nos hábitos de limpeza da caixa de areia às vezes significa que o gato tem uma infecção do trato urinário ou outros problemas médicos.

5. Treine seu gato para usar um arranhador.

Problemas de Arranhões do Gato




Isso não apenas ajudará a evitar danos aos seus móveis, mas também ajudará seu gato a esticar seus músculos e manter suas garras em boa forma. Raspar regularmente  uma superfície adequada, como carpete, sisal ou papelão, ajuda a remover  camadas antigas das unhas do  gato.

6. Use uma transportadora no carro.


Cat Car Rides



O seu gato precisa de uma visita ao veterinário? Ou você está se mudando para uma nova casa? Transporte seu gato em uma transportadora apropriada projetada para animais de estimação. Deixar seu gato livre no carro pode torná-lo inseguro para dirigir, possivelmente levando a um acidente que ferirá você e seu gato.

7. Mantenha os dentes do seu gato limpos.

Cat Higiene Oral



Tal como os humanos, os gatos podem desenvolver tártaro nos dentes, provocando doenças nas gengivas e cáries. As bactérias que se acumulam nos dentes de um gato também podem entrar na corrente sanguínea, contribuindo para outras doenças do gato. No entanto, ao contrário dos humanos,  os gatos não podem escovar os dentes. E muitos gatos não deixam seus donos escovarem os dentes. Para manter os dentes do seu gato em boas condições, agende uma limpeza com seu veterinário pelo menos uma vez por ano.

8. Escolha um veterinário que goste de gatos.



É claro que os gatos não são uma versão menor dos cães. Dito isto,  os gatos têm requisitos veterinários diferentes dos cães. Um veterinário especializado em saúde e anatomia do gato pode ser um aliado valioso para manter seu gato na melhor saúde possível. Você pode encontrar um veterinário de gatos em sua área visitando a INTERNET.

9. Agende visitas veterinárias regulares.

Problemas de saúde do gato



As visitas anuais permitem ao seu veterinário  detectar potenciais doenças nos gatos nas fases iniciais, vacinar e limpar os dentes do seu gato. Seu veterinário também pode dizer se o seu gato está na faixa de peso certa.

10. Poupe ou esterilize o seu gato.

Por que os gatos são castrados



Doenças reprodutivas podem afetar gatos de ambos os sexos,  machos e fêmeas. A castração previne infecções uterinas, câncer de ovário e tumores mamários em gatas, enquanto a castração previne câncer de testículo e alguns problemas de próstata em gatos machos. A cirurgia também reduz o desejo dos gatos machos de vagar  e, se feita no início da vida, pode eliminar a vontade de borrifar para marcar seu território. O maior lucro? Seu gato não contribuirá para a superlotação de animais.

 

Comentários