Akita Inu ou Akita.


O tamanho forte e a boca fofa do cão irão cativar você à primeira vista, mas é no dia a dia que o akita ou akita inu certamente conquistará seu coração. Embora esta raça exija uma quantidade extra de paciência para treinar, é um  companheiro maravilhoso - protetor, leal e muito brincalhão. Com certeza será um grande amigo para  seu tutor e sua família!

Você se lembra do filme "Sempre ao seu lado"? Isso mesmo, o cachorro Hachiko, que continua esperando seu dono mesmo depois de morto, é um akita. Não é incomum a história verídica de um akita que ganhou estrelas, marcos e filmes graças à sua devoção ao guardião. Essa raça desenvolve um grande amor pelos humanos e  em troca exige apenas carinho, atividade física e muita brincadeira, ou seja, companheirismo!

Origem: Japão

Peso: 32 a 59 kg

Altura: 61 a 71 cm

Expectativa de vida: 10 a 13 anos de vida.


História

Chegada do Akita Inus


 
   Os registros mostram que o akita surgiu em 1600, durante a era Tokugawa (1603 a 1867), na região norte do Japão. Originalmente, esta raça era conhecida como o "Snow Mountain Dog". Naquela época, esses cães eram usados ​​para caçar e proteger os senhores feudais. Eles também tiveram um tempo de luta, quando alguns criadores tentaram cruzá-los com outras raças para melhorar suas habilidades, mas felizmente esses eventos foram proibidos.

Mais recentemente, no início da era Showa (1925-1989), uma divertida história de amizade chamou a atenção do Japão. Hachiko esperava por seu tutor todos os dias do lado de fora da Estação Shibuya em Tóquio, e ela esperou por anos, sem perceber que ele havia falecido. A prática deslocou a população e, desde então, houve esforços para preservar a raça, como a criação da Associação de Conservação de Akita Inu. Em 1937, a raça Akita tornou-se o tesouro nacional do Japão.

A raça foi oficialmente reconhecida  pelo American Kennel Club (AKC) em 1972, após quase ser extinta durante a Segunda Guerra Mundial. Hoje, as pessoas na América do Norte e no Canadá consideram a existência de dois tipos de cães: o akita japonês e o akita americano, também conhecido como o big dog japonês - uma raça descendente de cães trazidos para casa pelos militares. No entanto, para o resto do mundo, eram raças diferentes.

Características

Cor do akita inu

Akita vem em cores vivas e vibrantes como sépia (sépia), gergelim (marrom avermelhado com  pontas pretas), tigrado (uma cor uniforme e listras em tons de prata ou preto e branco. As marcas devem ser proporcionais e exibir o chamado "urajiro", que é a pelagem branca nas bochechas, mandíbula, pescoço, peito, tronco, cauda, ​​rosto e laterais do focinho (a menos que o cão seja branco).

Na raça americana, esta raça pode apresentar uma gama mais ampla de cores. De acordo com o American Kennel Club (AKC), qualquer cor, incluindo branco, tigrado ou urajiro. Ou seja, a lista é longa e inclui as cores preto, marrom, prata, amarelo alaranjado e outras cores.

 Temperamento do Akita

Akita é conhecido por ser um ótimo cão de companhia que deve fazer parte da vida familiar. É por isso que, embora precise de espaço para se exercitar, não deve ser tratado como um cachorro em uma jaula, do lado de  fora de casa. Afinal, ele gosta de companhia humana e é muito leal, amoroso e protetor.


Além disso, é um cão muito brincalhão. Além disso, como adora brincar, seu jeito de trabalhar pode até parecer bobo, mas não se engane! É uma raça inteligente e cheia de personalidade,  às vezes querendo tomar o lugar de seu guardião e ser o líder.


É preciso paciência e treino para que os cães desta raça aprendam e obedeçam: o Akita, portanto, não é  recomendado para quem nunca teve experiência com cães. O conselho aqui é sempre usar  técnicas positivas, com comandos que dependem mais da motivação do que da força. Invista em palavras de incentivo, como "garoto legal" ou "muito bem", ou até mesmo em pequenos presentes, como lanches.


 Akita Personality

Akita é conhecido por ser um ótimo cão de companhia que deve fazer parte da vida familiar. É por isso que, mesmo que você precise de espaço para se exercitar, você não deve ser tratado como um cachorro em uma caixa externa. Afinal, ele gosta de companhia humana e é muito leal, amoroso e protetor.


Além disso, é um cão muito brincalhão. Além disso, como ele adora brincar, sua maneira de trabalhar pode  parecer boba, mas não se deixe enganar! Eles são uma raça inteligente e cheia de personalidade, às vezes querendo tomar o lugar do zelador e se tornar o líder.


Os cães desta raça precisam de paciência e treino para aprender e seguir: O Akita não é, portanto,  recomendado para quem nunca teve experiência com cães. O conselho aqui é sempre usar técnicas positivas, com comandos que dependem mais da motivação do que da força. Invista em palavras de incentivo como "bom menino" ou "muito bem" ou até mesmo  pequenos presentes como lanches.

CUIDADOS.

Akita é uma raça inodora e muito limpa: cuida da sua própria higiene. Mas, por outro lado, precisa de muita escovação e exercício. O treinamento contínuo de obediência o tornará mais agradável e o tornará mais relacionável.


- Comida: 

Como os Akitas são grandes e enérgicos, os cães desta raça comem muito e tendem a ficar com fome rapidamente. Mas é recomendado que o cachorro coma apenas duas vezes ao dia – a quantidade varia de acordo com o tamanho. Seu veterinário pode recomendar quantidades e  horários ideais de alimentação, bem como conselhos sobre o uso de alimentos frescos, como vegetais e proteínas, em sua dieta.


- Banho e tosa:

 esta raça  é muito limpa e só deve ser banhada quando necessário. No entanto, eles precisam de escovação e são muito pacientes com a pelagem pela casa. Escovar o pelo do seu animal de estimação com uma escova macia, de preferência diariamente, ajudará a mantê-lo bonito e saudável, minimizando as "marcas de pêlo" deixadas em todos os cantos e recantos.


- Unhas, dentes e orelhas: 

Corte as unhas do seu Akita e escove os dentes regularmente. Lembre-se de limpar os ouvidos semanalmente e verifique se está tudo bem. Isso ajuda a prevenir a infecção.


- Olhos: como são propensos a desenvolver problemas oculares, preste especial atenção  aos olhos e observe qualquer alteração na sua aparência, como brancura, vermelhidão ou irritação.


Saúde

Akitas são cães muito resistentes. Mas é claro que, como qualquer outra raça, eles também podem enfrentar problemas de saúde. Também é importante observar que quando você compra um filhote de criadores responsáveis, todos os problemas abaixo podem ser evitados ou facilmente identificados por meio de testes.


- Quadris: A displasia coxofemoral é uma doença muito comum em cães de médio e grande porte, embora também possa ocorrer em cães mais jovens. Esta é uma deformidade do quadril que causa dor e pode levar à artrite.


- Olhos: Akitas são propensos a desenvolver problemas oculares como  atrofia degenerativa da retina, uma doença que causa degeneração progressiva da retina, levando a  catarata e cegueira.


- Estômago: os cães desta raça são frequentemente propensos à síndrome da dilatação  gástrica (conhecida como GDV), que causa um tipo de torção gástrica. A doença é grave, grave e pode ser fatal se não for tratada adequadamente.


Akita inu nível

Se você é aventureiro, o akita será o companheiro ideal para  suas trilhas e corridas. Os cães desta raça são ativos, desfrutam de ar fresco e prosperam quando são fisicamente ativos e com companhia humana. Portanto, esteja preparado para enfrentar cerca de 13 quilômetros de caminhada por semana, ou quase 2 quilômetros ou 60 minutos por dia, para manter o akita  feliz e manter sua vitalidade física e mental.


Preço

Quanto custa Akita?

O preço de um filhote de akita pode variar de R$ 900,00 a R$ 6.500,00 - o valor é calculado com base no preço do filhote desta raça nos principais sites de vendas do país.


Antes de decidir comprar um cão, lembre-se que existem muitos animais abandonados nas ruas ou resgatados por ONGs à procura de uma família amorosa. Adoção é tudo de bom! ?


Anedotas

- História Verdadeira "A Estátua de Hachiko, o Cão": Akita é conhecido por uma  história tocante de companheirismo, amizade e lealdade. Todos os dias, um cachorro chamado Hachiko espera por seu dono, Hidesaburo Ueno, na Estação Shibuya,  Tóquio,  Japão. No entanto, um dia,  seu tutor não retornou e Hachiko permaneceu esperando por ele por muitos anos, pelo resto de sua vida.


- Cinema: na verdade deu origem a dois belos filmes: “Hachiko Monogatari” (1

),  a versão original japonesa, e o remake americano, “Always by your side” (2009). , estrelado por Richard Gere. Ambos os produtos são divertidos, então prepare seus lenços!


- Tribute: The Story comoveu  o Japão, e com as doações de todos, uma escultura do cachorro foi colocada na movimentada estação de Shibuya, onde Hachiko está esperando por seu dono. Há também outras estátuas dele, como a da Estação Odate, Prefeitura de Akita, onde nasceu; e a  Universidade de Tóquio, onde os tutores lecionaram, entre outros.


- Segunda Guerra Mundial: Muitos Akitas são usados ​​para fins militares. Muitas famílias evitam que seu amigo de quatro patas seja confiscado pelos militares.


- Cães Escondidos: Durante a ocupação japonesa, oficiais americanos estavam muito interessados ​​na raça Akita e queriam levar os cães embora. Alguns foram roubados sob o pretexto de que estavam morrendo de fome. No entanto, mesmo em circunstâncias difíceis e escassez de alimentos, os japoneses ainda querem alimentar seus cães, eles os escondem. Envolvia até sacrificar seus guardiões doando sua própria comida para manter seus amigos de quatro patas saudáveis.


- Neve: se tem um cachorro que fica feliz quando o inverno fica branco, é o Akita. Esta raça simplesmente prefere neve e  temperaturas mais frias. Isso diz muito sobre suas origens na província de Akita, localizada no norte do Japão, onde faz frio e muitas vezes neva. 

.

- Ranking de popularidade: Akita é a 3

ª raça mais popular no Brasil 

.

- Nome mais popular: Hannah e Yoshi 

.

- Idade média: A maioria dos Akita que vivem no Brasil tem  1 ano ou mais.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Dicas de cuidados com seus animais de estimação.